Educação Financeira

frase

atendimento: 11 96080-2149

Educação Financeira em Empresas

rede-empresas-grande

Em uma empresa, todos os colaboradores trabalham, direta ou indiretamente, para manter a saúde financeira do negócio. Mas até que ponto esses profissionais conseguem manter em ordem a sua própria saúde financeira?

Atraídas pela facilidade de crédito e pelo forte apelo ao consumo, as pessoas, muitas vezes, não conseguem eleger as prioridades adequadas à sua realidade financeira e, consequentemente, acabam endividadas e inadimplentes, sem saber como superar essa situação, cada vez mais comum nos dias de hoje. Estar endividado é uma realidade para milhões de brasileiros e, com a expectativa de crescimento econômico para os próximos anos, o nível de endividamento tende a aumentar.

Os impactos do descontrole financeiro atingem não somente a pessoa endividada, mas todos ao seu redor: família, amigos, empresa etc.

Um ciclo vicioso começa a se formar, afetando os relacionamentos familiares, gerando desentendimentos entre casais e diminuindo o rendimento no trabalho, que tende a cair à medida que as dívidas aumentam. Sem contar os problemas de ordem física e emocional, como crises de estresse, depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Metodologia

A ação para reverter esse cenário é a reeducação financeira. Para auxiliar as empresas e seus colaboradores nessa importante missão, a DSOP Educação Financeira oferece o Programa de Educação Financeira nas Empresas.

O Programa está embasado em quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. A Metodologia DSOP atua como forma de combate ao analfabetismo financeiro, estabelecendo a importância do equilíbrio com o dinheiro para o bem-estar individual e social.

O objetivo, na prática, é oferecer motivação para que as pessoas possam reavaliar sua relação com o dinheito e encontrar, por méritos próprios, os caminhos para sua independência.

Qualidade de vida

Cada vez mais, as empresas procuram incentivar uma atitude próativa entre colaboradores e seus familiares, em termos de bem-estar.

Investir na educação financeira de sua equipe é mais uma ferramenta que a empresa pode utilizar em prol da qualidade de vida dos trabalhadores. Os resultados são percebidos no próprio ambiente de trabalho, com a redução do absenteísmo, o aumento da produtividade, a melhora no clima organizacional e o fortalecimento do vínculo com a organização.

Fases de implantação

Material de Apoio

A aplicação do Programa DSOP de Educação Financeira nas Empresas é realizada em parceria com os gestores da organização, a partir da definição de um cronograma prévio de ações.

Para direcionar as atividades desenvolvidas com os colaboradores, a DSOP Educação Financeira conta com um diversificado material de Apoio: o livro Terapia Financeira (Editora DSOP), que apresenta os fundamentos básicos necessários para a conquista dos sonhos e dos objetivos; Apontamento de Despesas (Editora DSOP), que auxilia os colaboradores a identificar para onde vai seu dinheiro; e o livro Livre-se das Dívidas (Editora DSOP), que mostra, para quem já está endividado, os caminhos para rqconquistar o equilíbrio financeiro, mesmo com dívidas.

Veja o que o Programa pode oferecer, de acordo com a necessidade de sua empresa:

  • Reunião preliminar com os responsáveis pelo RH e a direção para definir o cronograma de ações;
  • 
Aplicação de teste geral para os colaboradores, com o objetivo de identificar a situação financeira de cada um (endividado, equilibrado ou investidor);

  • Palestra de sensibilização;
  • 
Leitura do livro Terapia Financeira;

  • Preenchimento do Apontamento de Despesas;
  • 
Realização do Curso de Educação Financeira;

  • Aplicação de teste de aproveitamento do Programa.

29-11-kit

Mais lidas

Últimas notícias