Educação Financeira

frase

atendimento: 11 96080-2149

Educação Financeira para Escolas

rede-escola-grande

O processo de educação financeira não é um modismo e, sim, um novo desafio global para governos, pais e escolas. Esse tema vem se desenvolvendo de forma mais intensa em países como Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul e, no Brasil, foi fortalecido no final de 2010 com a criação da Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) pelo Governo Federal.

Metodologia

O Programa foi concebido para permitir que os alunos estabeleçam relações entre a Educação Financeira e as mais diversas áreas do conhecimento. Divido em seis eixos temáticos: Família, Diversidade, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Autonomia e Cidadania.

Material didático

A Coleção DSOP de Educação financeira é composta de 15 volumes para o aluno, e 15 para o professor, distribuídos entre todos os ciclos: Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. O material é uma oportunidade para as escolas brasileiras se adaptarem as novas demandas da sociedade - formação de alunos-cidadãos, autônomos, com visão crítica e capazes de idealizarem e realizarem projetos individuais e coletivos, assim como se anteciparem a outra legislação que está em tramitação - a Lei 171/09 - sobre a inclusão da Educação Financeira no currículo escolar de escolas de todo o Brasil.

Capacitação dos professores

A DSOP promove um Curso de Capacitação de Professores dividido em atividades teóricas e práticas, as quais proporcionam aos professores uma apropriação efetiva da Metodologia DSOP e o entendimento do poder transformador que seu uso causa na vida prática de cada indivíduo.

Habilitação nas escolas

A DSOP Educação Financeira oferece habilitação às instituições de ensino que adotarem o Programa e conferem o direito de uso integral da Metodologia DSOP.

Integração com a comunidade

O Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas contempla palestras e atividade para os pais, elaboradas para atender às necessidades dos diversos públicos de interesse das instituições de ensino.

É importante garantir o envolvimento da família, principalmente dos pais, e comunidade no processo de educação financeira.

Programa de Educação Financeira para o Ensino Profissionalizante

Desenvolver um Programa de Educação Financeira especialmente para jovens aprendizes entre 14 e 25 anos, baseado em nossa Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar).

A Portaria 723 publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de abril de 2012, do Ministério do Trabalho e Emprego, institui o tema “Educação Financeira”, como matéria obrigatória para o Programa “Jovem Aprendiz” e reforça assim, a necessidade da Educação Financeira para que as próximas gerações de trabalhadores adotem o consumo consciente, evitando dívidas e criando o hábito de poupar antes de gastar para a realização de seus sonhos.

Etapas do Programa:

1. Capacitação Geral: 8 horas
Aplicação do Teste de Perfil Financeiro para que o jovem possa conhecer sua atuação situação financeira: endividado, equilibrado ou investidor.

Realização de uma palestra sobre a Metodologia DSOP de Educação Financeira ministrada por um educador financeiro DSOP.

2. Capacitação dos Professores: 4 horas
Capacitação dos profissionais que ministrarão as aulas com o conteúdo Pedagógico da DSOP e da instituição de ensino.

3. Programa DSOP de Educação Financeira “Jovem Aprendiz”: 16 a 20 aulas
As aulas serão ministradas em duas horas por semana com duração de dois meses, por professores da instituição.

Palestra para Pais

Dentro do Programa de Educação Financeira uma das etapas para o entendimento do trabalho com a Metodologia DSOP é a Palestra de sensibilização para os Pais

Por ser a Família, um dos eixos temáticos do Programa, é de grande importância a participação ativa da mesma.

Ela é ministrada por um Educador Financeiro, formado pela DSOP, que trabalha os seguintes itens:

a) Metodologia DSOP.

b) Importância do engajamento da família na Metodologia DSOP para que a proposta e o objetivo sejam alcançados.

c) Saúde Financeira

d) Apresentação do material didático DSOP de educação Financeira.

4. Aprimoramento do Programa DSOP de Educação Financeira “Jovem Aprendiz”: 45 aulas.

O aprimoramento do Programa será realizado uma vez por semana, três semanas no mês por 15 meses, totalizando 45 aulas, por professores da instituição.

Serão montadas pelas equipes pedagógicas da DSOP Educação Financeira e a instituição de ensino, situações problemas, tendo como objeto de estudo: datas especiais, artigos, vídeos e reportagens da DSOP Educação Financeira.

5. Palestra de Sensibilização para Pais: 2 horas

A palestra para os pais será ministrada pelos Educadores da DSOP Educação Financeira.

6. Material Utilizado

Livro/Apostila Jovem Aprendiz Educador Financeiro DSOP.

 

Mais lidas

Últimas notícias